sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MSMT – Casa Dom Bosco realiza conscientização sobre a higiene – 08/10/2010



            Em continuidade ao trabalho realizado pela UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) – Taquaral Bosque, a MSMT - Casa Dom Bosco realizou, na manhã desta sexta-feira, uma palestra ministrada pelos acadêmicos Helton, Murilo, Thais e Giselle do Curso de Enfermagem da Uniderp.
            O grupo contou com a presença da enfermeira do PSF Ana Maria e com a presença da enfermeira Priscila, professora na Uniderp.
            Numa animada conversa, foram trabalhados assuntos fundamentais acerca do tema “Higienização”, como a higienização correta das mãos e seus benefícios para as pessoas. Salienta-se que a prevenção de doenças é um dos maiores bens que uma boa higienização nos traz. Ensinou-se, também, o modo como devemos realizar essa limpeza em nossas mãos e a grande dica dada foi a retirada dos acessórios, como anéis, pulseiras e relógio.
            Com grande interatividade e não menos importante, o tema “higienização dos alimentos” veio como um alerta para os educandos levarem aos seus familiares. O assunto “higienização da água” gerou grandes perguntas dos educandos, como “a temperatura influencia de que forma?”, precedida de respostas esclarecedoras e satisfatórias por parte dos ministrantes da palestra.
            Para ilustrar a teoria apresentada, realizaram-se duas divertidas dinâmicas. Num primeiro momento, dois educandos tiveram seus olhos vendados e em suas mãos foram passadas tinta nas cores branca e vermelha. Como se estivessem no ato de lavar as mãos, os educandos deveriam esfregá-las de forma que a tinta se espalhasse por elas.
            Essa dinâmica, realizada com sucesso, teve por objetivo mostrar, na prática, que, às vezes, há partes das mãos que não são atingidas pela água (a experiência mostrou que essas partes também não foram atingidas pela tinta).
            Outrora, bexigas foram cheias contendo, dentro delas, um papel com uma pergunta. Essa pergunta era diretamente relacionada ao conteúdo ministrado durante toda a palestra. Semelhante à brincadeira “Batata-quente”, a bexiga era passada de mão em mão até que a música ao fundo fosse pausada. Então, o educando que estivesse segurando-a nesse momento deveria estourar a bexiga e responder à pergunta.
            Deu-se, desta forma, com sucesso, uma palestra com grande interatividade, variedade metodológica e com um bom índice de aproveitamento por parte dos educandos.

Responsável pelas informações: Enzo Miron ( Letras – UCDB)





Nenhum comentário:

Postar um comentário